domingo, 1 de maio de 2011

Entre Nós com Jackye Carvalho

Chic benhê!
Conhecida pelo apelido, Jacqueline Carvalho é uma típica pin up contemporânea: o cabelo negro e Chanel com franja curtíssima e os babados sempre chamando atenção em seu look. 

Formada em Criação e Produção Publicitária, proprietária e estilista da marca SOUL JACKYE "VintageClothing e Style" e idealizadora e produtora do projeto Caixa de Criadores, ela é verdadeiramente apaixonada pelo universo fashion.


Sinto que minha vida esta sendo cada vez mais tomada pelo desejo e necessidade de aprender mais sobre a moda, de respirar e de viver dela. Quero dominar, viajar, ver muitos desfiles...” conta ela.


Com seu estilo altamente retrô, Jackye garante que muitas vezes, assunta e desperta certa curiosidade por onde passa. “Sempre uso vestidos e saias. Só uso calça se for cigarrete com a modelagem 50' fiver. Sempre uso estampas de bolinhas, cerejas, xadrez e estamparias com ar retrô 50. As pessoas pensam ‘Parece com uma personagem de um filme. Me lembra alguém de nos anos 50. Esse cabelo é peruca?!’, me divirto muito!”

E ela dá a dica: “No fundo, as pessoas queriam mostrar sua personalidade e ter coragem para se vestirem como estão a fim. Pra mim, o que falta nas pessoas é se informarem mais e se arriscarem!”

Corselet e sainha da Soul Jackye. Incrível, né?


Que fontes você indicaria para quem curte moda e quer saber mais um pouco sobre o assunto? "Vogue, Mag e Elle são revistas conceituais, são ótimas para quem quer saber das tendências. Já programas de TV, assisto muitos em canal fechado, como por exemplo Fashion Tv ( assisto todas as temporadas  de desfiles nacionais e Internacionais), Glam (programas de moda e entrevistas), GNT Fashion e programas  relacionadas a arte, culinária (Glamour Puds) , música (Canais Musicais e videos Clips, amo-os!) e filmes de arte ( principalmente os europeus)."

Sua profissão é, relativamente, novidade no mercado. Como lida com isso? "Não existia nenhuma curso relacionado à moda quando comecei a trabalhar com isso em 2005, inventamos uma profissão pela necessidade de mercado, a maioria dos produtores de moda são publicitários. Hoje, já tem cursos de moda no estado que formam, na teoria, esses profissionais. Antes se aprendia e vivendiava a moda na prática e na coragem! Pretendo me especializar em moda e reinventar a minha profissão!" 

A Jackye que montava os figurinos do Programa Navega. Na foto, Jéssica Lima, Jackye e eu (não estranhem o meu cabelo, ok?).
Que o seu estilo é retrô, deu pra notar... =) Mas como você escolhe um look, quais suas referências? "Sempre amei a moda retrô, nunca fui moderna nas minhas escolhas. Já experimentei muito, já misturei muito, mas sempre tive personalidade e coerência, porque sempre li muito sobre moda, mesmo antes de trabalhar com ela. Sempre comprei muitas revistas de moda e tinha muitas referências na minha cabeça, eu criava minhas roupas e minha avó costurava para mim, desde meus 14 anos já fazia as minhas primeiras experimentações com moda...
Hoje criei um "life Style" para mim, adoro a década de 50' e me visto com essa referência sempre, todo meu guarda-roupa hoje tem essa modelagem nesse estilo, até as minhas lingeries, mas principalmente inspiradíssimo nas Pin-Ups 50', um desejo quase passional por essa estética, me rendo pelos encantos da moda vintage! Hoje me sinto linda, feminina e feliz!"

Pra segurar toda essa montagem, a maquiagem é indispensável, né? Afinal, as mulheres da década de 50 se maquiavam extremamente bem... "Amo Makes! Compros várias marcas: MAC, Avon, Victoria Secret´s, Mary Kay. Me importo com a qualidade do que uso, é claro! Principalmente as bases e pó facial. Geralmente eu faço meu Make-Up, aprendi algumas técnicas com muitos maquiadores que trabalho no meu dia a dia, já consigo entender o que posso e o que devo usar! Amo me maquiar, até porque minhas makes são retrô e eu me divirto com isso, pesquiso muito sobre, mas quando preciso de uma make mais elaborada, solicito meus grandes amigos maquiadores!"

E os acessórios? Já percebi que você usa bastante... "Ah! Meus acessórios de cabelo... Laços, tiaras, broches e meus sapatos sempre de cores diferentes, nunca pretos! Amo roupas que valorizem o que tenho de melhor e que me deixem extremamente feminina!"


A famosa tatoo Pin Up.

Jackye, você tem quantas tatuagens? Essa pin up da perna é inconfundível! “Sim, sim! Minha primeira tatuagem é um ideograma japonês que significa "talento". Sempre me deu muita sorte em minha idéias, no meu trabalho. Eu acredito que tudo que a gente carrega, idéia ou palavra, nos traz de alguma maneira a energia do seu significado. Os orientais são sábios e amo a cultura deles!

A minha segunda tatoo é muito especial para mim, é uma Pin-Up retratada de uma pintura a óleo do desenhista Elv Gren, que foi um dos melhores pintores das Pin-Ups nos anos 50. Esta  minha Pin-Up é uma modista, assim como eu, está apertando o espartilho enquanto faz uma expressão doce e sensual, ela mede 20cm e tem cores fiéis ao desenho original. Pra mim, pontua muito bem meu "Life Style" e a maneira como vejo o mundo, um doce desejo!"

Noossaaa! Huahauha Pra finalizar o nosso papo, acredito que muitas das nossas amigas que estão nos lendo pensam em seguir essa profissão. O que você, hoje, encara como bom e ruim dentro deste meio? "O ruim não existe quando se coloca em prática suas experiências e suas teorias. O bom é saber ganhar com o que você tem e sabe hoje, mas sempre procurar conhecer mais e mais. O mercado está sempre aberto para quem chega com novas idéias! Por isso, estou sempre planejando algo novo, aguardem!"

A Jackye prometeu nos contar quando tiver novidades!

Estaremos aguardando não é meninas?!


Beijos ;* 
 
Eu, Jackye e Pry no Caixa de Criadores deste ano.


Um comentário: