terça-feira, 20 de setembro de 2011

“TUDO TEM A VER COM MODA” Ronaldo Fraga

     Amores, peço desculpas por estar um pouco ausente, mas como já disse, estou preparando o TCC e assim que isso tudo tiver pronto, vou estar mais tranquila e aparecer mais por aqui ;) Não sei se vocês viram, mas na coluna da semana passada Miss Mony (que falei aqui no post anterior), fiz a cobertura da palestra do estilista mineiro Ronaldo Fraga na Feira Pan-Amazônica do Livro. Faz um tempinho, foi no inicio do mês, mas acho que vale a pena quem não esteve lá ou não leu a coluna, saber.


“TUDO TEM A VER COM MODA” Ronaldo Fraga
No sábado (03/09), o estilista Ronaldo Fraga esteve em Belém na Feira Pan Amazônica do Livro, no Hangar, palestrando sobre suas coleções inspiradas em obras literárias de escritores brasileiros, como Drummond, Guimarães Rosa e Mário de Andrade. Lógico que eu não poderia faltar!
Nascido em Minas Gerais e graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, estudou em Nova York, cursou a Parson's School com a bolsa que recebeu por ter vencido um concurso da empresa Têxtil Santista. Em Londres, aprendeu chapelaria na Saint Martins e, junto com o irmão, abriu uma pequena produção de chapéus, vendidos nas famosas feiras de Camden Town e Portobello.
Em 1996, participou do Phytoervas Fashion, em São Paulo. Em 1997, ganhou o prêmio de estilista revelação. Logo em seguida lançou a sua marca própria. Após participar daSemana de Moda - Casa de Criadores, Fraga foi convidado a entrar no São Paulo Fashion Week e desde então desfila nas duas edições anuais do evento. Logo na segunda participação, as roupas para o verão 2001-2002, inspiradas em Zuzu Angel, foram indicadas como melhor coleção feminina de 2002 para o prêmio Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil.
Durante a palestra, que tinha como tema principal “Moda e Literatura: quando se lê as roupas e vestem as palavras”, Ronaldo Fraga fez muita gente refletir sobre o conceito de moda e os objetos de estudo que utiliza como inspiração para suas criações. Em seguida, alguns vídeos conceituais apresentados na palestra e fotos dessas coleções:
Todo mundo e ninguém 
“A roupa é uma página em branco. (...) é a chance de se redesenhar.”

 “A moda como vetor mediador é o que me interessa.”
Além destes, o estilista mostrou mais um vídeo que é utilizado na apresentação da exposição “Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga” (clique aqui).
As roupas de Ronaldo Fraga são vendidas em duas lojas próprias, uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo, e em 30 multimarcas espalhadas pelo Brasil. Pra saber mais sobre o estilista: http://www.ronaldofraga.com.br/

Fotos: Blog MUITOMINHAMIGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário